Skip to main content

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Na quinta-feira (10/10) foi lançado oficialmente o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, integrando dezoito entidades representativas. O Icomos Brasil esteve representado pelos coordenadores adjuntos do Núcleo Rio Grande do Sul, Jacqueline Custódio e Jorge Luís Stocker Jr.
Em cerimônia que integrou as atividades do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, os integrantes do Fórum denunciaram o descumprimento do decreto nº 9727/2019 pelo governo federal, uma vez que as recentes nomeações no IPHAN não obedecem aos critérios de qualificação técnica. O grupo também pretende denunciar e combater o desmonte das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro.
As entidades que compõem o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural são as seguintes:
Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP)
Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA)
Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)
Associação Brasileira de Museologia (ABM)
Associação Nacional de História (ANPUH)
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq)
Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio (ANTECIPA)
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA)
Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos Brasil)
Conselho Internacional de Museus – Brasil (ICOM-BR
Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FENEA)
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno (Docomomo Brasil)





Comments

Popular posts from this blog

5º Encontro Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul

Na última quinta-feira (26/09) ocorreu o encontro do Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul com a presença do presidente Leonardo Barci Castriota. Na ocasião o grupo debateu a missão institucional do Icomos-Brasil, a estruturação do núcleo do Icomos e as possibilidades de articulação conjunta com outras entidades para a defesa das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro. O encontro teve co-organização do PROPUR/UFRGS.

Participação do Núcleo no 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil

Associadas gaúchas do Icomos estiveram participando do 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil, realizado na UFMG durante os dias 08 a 10 de maio. Na oportunidade, ocorreu também a Assembléia anual da entidade. Durante o evento, foi oficializado pelo comitê nacional do Icomos Brasil a criação do "Núcleo Rio Grande do Sul".  Também foi formalizada a criação de dezessete comitês científicos nacionais do Icomos Brasil, a partir de uma primeira reunião de cada um deles. O Núcleo RS também apresentou pedido de auxílio para uma demanda específica, a preservação do patrimônio industrial representado pela Antiga Cervejaria Polar de Estrela (RS), atualmente alvo de processo judicial.  Participaram do evento Ana Lúcia Meira Meira, Daniele Behling Luckow, Jacqueline Custódio e Marina Maia.

Dia do Patrimônio Cultural - Encontro de reflexão

O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul apoia o evento "Dia do Patrimônio Cultural - Encontro de reflexão", organizado de forma conjunta por diversas entidades convocadas pelo CAOMA MPRS. Informações, programação e inscrições no link:  https://www.mprs.mp.br/eventos/624/