Skip to main content

Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (RS)



Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (RS)
No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido anualmente pelo ICOMOS, que neste ano tem como tema Paisagens Rurais.

O ICOMOS Brasil, a partir do seu núcleo RS, em parceria com a UFPel e a UCPEL, organizaram um evento para promover o tema das áreas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto patrimônio, especialmente no âmbito do reconhecimento da tradição doceira da região colonial de Pelotas como patrimônio imaterial.

Na programação consta uma mesa redonda com a participação de convidados que irão debater o tema, seguida de uma visita guiada pelas paisagens rurais de Pelotas.

Programação - 18 de abril de 2019

11h Mesa Redonda "A Tradição Doceira de Pelotas e a Paisagem Rural"
Local: Auditório do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS

Mediador: Darlan de Mamann Marchi
Graduado em História (2007) pela URI Santo Ângelo. Possui mestrado (2014) e doutorado (2018) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. No doutorado desenvolveu a tese: "O patrimônio antes do patrimônio em São Miguel das Missões: dos jesuítas à UNESCO". Realizou estágio de doutorado sanduíche no exterior através de bolsa do CNPq (2015-2016) no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é pós-doutorando FAPERGS/CAPES no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas atuando no projeto "Patrimônios em lugares de sofrimento: os dilemas da transmissão".

Painelistas:
ICOMOS e Paisagem Rural - Jorge Luís Stocker Júnior
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Feevale (2015) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), onde desenvolve a dissertação com o tema "Paisagem Cultural da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo. É atualmente conselheiro titular no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, representando o segmento de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Patrimônio Artístico e Cultural; e Conselheiro Suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul - CAU - RS. Integra o Núcleo do IAB-RS Instituto dos Arquitetos do Brasil Vale do Sinos e o Icomos - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, representando o Icomos Brasil no grupo de Novos Profissionais. 

Tradição Doceira de Pelotas  - Fábio Vergara Cerqueira

Doutor em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq em Arqueologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg - Instituto de Arqueologia Clássica. Pesquisou junto a instituições estrangeiras, tais como Centre Jean Bérard / École française de Rome - Nápoles e École française d'Athènes. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel (2015-2017). Desde 2007 é professor permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. É coordenador do  Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006) e do Circuito de Museus Étnicos (desde 2008). 

14h Passeio Rural
Saída do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS


VAGAS LIMITADAS - Inscreva-se:

 INSCRIÇÕES




Comments

Popular posts from this blog

Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas/RS

Ontem (18/04), o Icomos-Brasil, em parceria com a UFPel e UCPel, comemorou o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, abordando o tema de 2019 - Paisagens Rurais. O encontro ocorreu pela manhã no Museu do Doce, onde foram apresentadas as relações entre Paisagem e Patrimônio e o contexto das tradições doceiras de Pelotas. A tarde, uma visita ao interior do município de Pelotas, na sua região colonial. Um dia rico em debates e ampliação das perspectivas de preservação do patrimônio cultual e das paisagens rurais. O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul agradece a todos os realizadores, apoiadores e participantes desta edição, desejando que possamos ampliar cada vez mais as parcerias institucionais e a frequência destas ações. #18april#rurallandscapes#IcomosIDMS2019#IcomosIDMS#Icomos

Reunião CMPC - Novo Hamburgo sobre destombamento do Corredor Cultural de Hamburgo Velho

O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul esteve presente em reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Novo Hamburgo nesta segunda-feira (08/04), com objetivo de articular a comunidade e encaminhar propostas em relação ao "destombamento" do Corredor Cultural de Hamburgo Velho.

Além dos Conselheiros Municipais de Cultura, esteve presente o Secretario Municipal de Cultura Ralfe Cardoso, além de representantes do CEC - Conselho Estadual de Cultura do RS, do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, do IAB RS Núcleo Vale do Sinos, do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, da AME - Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho, da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que sediou a reunião; entre outras entidades do município.

O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul se fez representado pelo associado e coordenador adjunto da organização do núcleo, Cristiano de Brum.

Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (18.04)

O Icomos Brasil, a UCPel e a UFPel convidam para o primeiro evento comemorativo do "Dia Internacional de Monumentos e Sítios", comemorado por todo o mundo no dia 18 de Abril. Mais informações na página do evento:
https://www.facebook.com/events/999773886887667/ O tema do Icomos Internacional desde ano é "Paisagens Rurais", que será abordado durante o evento sediado na cidade de Pelotas (RS). Na programação da manhã, uma mesa redonda discutirá o tema das paisagens rurais e também sua relação com a tradição doceira da região. A tarde, será promovido um passeio rural pelo interior do Município. Programação:
11h Mesa Redonda "A Tradição Doceira de Pelotas e a Paisagem Rural"
Local: Auditório do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS 14h Passeio Rural
- Vinícola da Família Camelato ; Museu Gruppeli; Restaurante Gruppeli.
Saída e Retorno no Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS O Passeio tem vagas limitadas…