Skip to main content

Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (RS)



Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (RS)
No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido anualmente pelo ICOMOS, que neste ano tem como tema Paisagens Rurais.

O ICOMOS Brasil, a partir do seu núcleo RS, em parceria com a UFPel e a UCPEL, organizaram um evento para promover o tema das áreas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto patrimônio, especialmente no âmbito do reconhecimento da tradição doceira da região colonial de Pelotas como patrimônio imaterial.

Na programação consta uma mesa redonda com a participação de convidados que irão debater o tema, seguida de uma visita guiada pelas paisagens rurais de Pelotas.

Programação - 18 de abril de 2019

11h Mesa Redonda "A Tradição Doceira de Pelotas e a Paisagem Rural"
Local: Auditório do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS

Mediador: Darlan de Mamann Marchi
Graduado em História (2007) pela URI Santo Ângelo. Possui mestrado (2014) e doutorado (2018) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. No doutorado desenvolveu a tese: "O patrimônio antes do patrimônio em São Miguel das Missões: dos jesuítas à UNESCO". Realizou estágio de doutorado sanduíche no exterior através de bolsa do CNPq (2015-2016) no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é pós-doutorando FAPERGS/CAPES no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas atuando no projeto "Patrimônios em lugares de sofrimento: os dilemas da transmissão".

Painelistas:
ICOMOS e Paisagem Rural - Jorge Luís Stocker Júnior
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Feevale (2015) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), onde desenvolve a dissertação com o tema "Paisagem Cultural da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo. É atualmente conselheiro titular no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, representando o segmento de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Patrimônio Artístico e Cultural; e Conselheiro Suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul - CAU - RS. Integra o Núcleo do IAB-RS Instituto dos Arquitetos do Brasil Vale do Sinos e o Icomos - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, representando o Icomos Brasil no grupo de Novos Profissionais. 

Tradição Doceira de Pelotas  - Fábio Vergara Cerqueira

Doutor em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq em Arqueologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg - Instituto de Arqueologia Clássica. Pesquisou junto a instituições estrangeiras, tais como Centre Jean Bérard / École française de Rome - Nápoles e École française d'Athènes. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel (2015-2017). Desde 2007 é professor permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. É coordenador do  Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006) e do Circuito de Museus Étnicos (desde 2008). 

14h Passeio Rural
Saída do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS


VAGAS LIMITADAS - Inscreva-se:

 INSCRIÇÕES




Comments

Popular posts from this blog

Participação do Núcleo no 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil

Associadas gaúchas do Icomos estiveram participando do 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil, realizado na UFMG durante os dias 08 a 10 de maio. Na oportunidade, ocorreu também a Assembléia anual da entidade. Durante o evento, foi oficializado pelo comitê nacional do Icomos Brasil a criação do "Núcleo Rio Grande do Sul".  Também foi formalizada a criação de dezessete comitês científicos nacionais do Icomos Brasil, a partir de uma primeira reunião de cada um deles. O Núcleo RS também apresentou pedido de auxílio para uma demanda específica, a preservação do patrimônio industrial representado pela Antiga Cervejaria Polar de Estrela (RS), atualmente alvo de processo judicial.  Participaram do evento Ana Lúcia Meira Meira, Daniele Behling Luckow, Jacqueline Custódio e Marina Maia.

5º Encontro Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul

Na última quinta-feira (26/09) ocorreu o encontro do Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul com a presença do presidente Leonardo Barci Castriota. Na ocasião o grupo debateu a missão institucional do Icomos-Brasil, a estruturação do núcleo do Icomos e as possibilidades de articulação conjunta com outras entidades para a defesa das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro. O encontro teve co-organização do PROPUR/UFRGS.

Organização do 1º Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

O  Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul  está integrando o grupo de trabalho que organiza o I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural, convocado pelo  CEC - Conselho Estadual de Cultura do RS  e outras 13 entidades representativas do setor. O evento ocorrerá no município de Osório entre os dias 30 de abril e 01 de maio. Agende-se, em breve serão abertas as inscrições, com a divulgação da programação completa!