Skip to main content

Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (RS)



Dia Internacional de Monumentos e Sítios - Paisagens Rurais em Pelotas (RS)
No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido anualmente pelo ICOMOS, que neste ano tem como tema Paisagens Rurais.

O ICOMOS Brasil, a partir do seu núcleo RS, em parceria com a UFPel e a UCPEL, organizaram um evento para promover o tema das áreas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto patrimônio, especialmente no âmbito do reconhecimento da tradição doceira da região colonial de Pelotas como patrimônio imaterial.

Na programação consta uma mesa redonda com a participação de convidados que irão debater o tema, seguida de uma visita guiada pelas paisagens rurais de Pelotas.

Programação - 18 de abril de 2019

11h Mesa Redonda "A Tradição Doceira de Pelotas e a Paisagem Rural"
Local: Auditório do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS

Mediador: Darlan de Mamann Marchi
Graduado em História (2007) pela URI Santo Ângelo. Possui mestrado (2014) e doutorado (2018) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. No doutorado desenvolveu a tese: "O patrimônio antes do patrimônio em São Miguel das Missões: dos jesuítas à UNESCO". Realizou estágio de doutorado sanduíche no exterior através de bolsa do CNPq (2015-2016) no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é pós-doutorando FAPERGS/CAPES no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas atuando no projeto "Patrimônios em lugares de sofrimento: os dilemas da transmissão".

Painelistas:
ICOMOS e Paisagem Rural - Jorge Luís Stocker Júnior
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Feevale (2015) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), onde desenvolve a dissertação com o tema "Paisagem Cultural da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo. É atualmente conselheiro titular no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, representando o segmento de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Patrimônio Artístico e Cultural; e Conselheiro Suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul - CAU - RS. Integra o Núcleo do IAB-RS Instituto dos Arquitetos do Brasil Vale do Sinos e o Icomos - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, representando o Icomos Brasil no grupo de Novos Profissionais. 

Tradição Doceira de Pelotas  - Fábio Vergara Cerqueira

Doutor em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). É Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq em Arqueologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg - Instituto de Arqueologia Clássica. Pesquisou junto a instituições estrangeiras, tais como Centre Jean Bérard / École française de Rome - Nápoles e École française d'Athènes. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel (2015-2017). Desde 2007 é professor permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. É coordenador do  Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006) e do Circuito de Museus Étnicos (desde 2008). 

14h Passeio Rural
Saída do Museu do Doce - Praça Cel. Pedro Osório, nº 08. Centro - Pelotas RS


VAGAS LIMITADAS - Inscreva-se:

 INSCRIÇÕES




Comments

Popular posts from this blog

Reunião de Articulação Estadual - Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul participou na noite da quarta-feira (06/11) da primeira reunião de articulação em nível estadual do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. O encontro ocorreu no Solar do IAB, e reuniu representantes de 13 instituições, debatendo a problemática atual das políticas de preservação do patrimônio cultural na União, no Estado e municípios. Com este passo, as entidades aderem a mobilização nacional do Fórum, lançada  oficialmente no dia 10/10. A iniciativa aproxima das entidades nacionais outras entidades de atuação estadual e municipal, reforçando a organização da sociedade civil frente às demandas cada vez mais urgentes. O Fórum está aberto a participação de outras entidades associativas e movimentos de preservação que tenham interesse em integrar e contribuir com suas atividades. Participaram desta primeira reunião a ACOR-RS Associação dos Conservadores e Restauradores do RS, a Amaben - Associação Multicul...

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Na quinta-feira (10/10) foi lançado oficialmente o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, integrando dezoito entidades representativas. O Icomos Brasil esteve representado pelos coordenadores adjuntos do Núcleo Rio Grande do Sul, Jacqueline Custódio e Jorge Luís Stocker Jr. Em cerimônia que integrou as atividades do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, os integrantes do Fórum denunciaram o descumprimento do decreto nº 9727/2019 pelo  governo federal, uma vez que as recentes nomeações no IPHAN não obedecem aos critérios de qualificação técnica. O grupo também pretende denunciar e combater o desmonte das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro. As entidades que compõem o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural são as seguintes: Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Ur...

Participação do Núcleo no 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil

Associadas gaúchas do Icomos estiveram participando do 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil, realizado na UFMG durante os dias 08 a 10 de maio. Na oportunidade, ocorreu também a Assembléia anual da entidade. Durante o evento, foi oficializado pelo comitê nacional do Icomos Brasil a criação do "Núcleo Rio Grande do Sul".  Também foi formalizada a criação de dezessete comitês científicos nacionais do Icomos Brasil, a partir de uma primeira reunião de cada um deles. O Núcleo RS também apresentou pedido de auxílio para uma demanda específica, a preservação do patrimônio industrial representado pela Antiga Cervejaria Polar de Estrela (RS), atualmente alvo de processo judicial.  Participaram do evento Ana Lúcia Meira Meira, Daniele Behling Luckow, Jacqueline Custódio e Marina Maia.