Skip to main content

Reunião CMPC - Novo Hamburgo sobre destombamento do Corredor Cultural de Hamburgo Velho


O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul esteve presente em reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Novo Hamburgo nesta segunda-feira (08/04), com objetivo de articular a comunidade e encaminhar propostas em relação ao "destombamento" do Corredor Cultural de Hamburgo Velho.

Além dos Conselheiros Municipais de Cultura, esteve presente o Secretario Municipal de Cultura Ralfe Cardoso, além de representantes do CEC - Conselho Estadual de Cultura do RS, do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, do IAB RS Núcleo Vale do Sinos, do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, da AME - Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho, da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, que sediou a reunião; entre outras entidades do município.

O Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul se fez representado pelo associado e coordenador adjunto da organização do núcleo, Cristiano de Brum.

Comments

Popular posts from this blog

Participação do Núcleo no 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil

Associadas gaúchas do Icomos estiveram participando do 3º Simpósio Científico do Icomos-Brasil, realizado na UFMG durante os dias 08 a 10 de maio. Na oportunidade, ocorreu também a Assembléia anual da entidade. Durante o evento, foi oficializado pelo comitê nacional do Icomos Brasil a criação do "Núcleo Rio Grande do Sul".  Também foi formalizada a criação de dezessete comitês científicos nacionais do Icomos Brasil, a partir de uma primeira reunião de cada um deles. O Núcleo RS também apresentou pedido de auxílio para uma demanda específica, a preservação do patrimônio industrial representado pela Antiga Cervejaria Polar de Estrela (RS), atualmente alvo de processo judicial.  Participaram do evento Ana Lúcia Meira Meira, Daniele Behling Luckow, Jacqueline Custódio e Marina Maia.

Organização do 1º Fórum Estadual do Patrimônio Cultural

O  Icomos Brasil / Núcleo Rio Grande do Sul  está integrando o grupo de trabalho que organiza o I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural, convocado pelo  CEC - Conselho Estadual de Cultura do RS  e outras 13 entidades representativas do setor. O evento ocorrerá no município de Osório entre os dias 30 de abril e 01 de maio. Agende-se, em breve serão abertas as inscrições, com a divulgação da programação completa!

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Na quinta-feira (10/10) foi lançado oficialmente o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, integrando dezoito entidades representativas. O Icomos Brasil esteve representado pelos coordenadores adjuntos do Núcleo Rio Grande do Sul, Jacqueline Custódio e Jorge Luís Stocker Jr. Em cerimônia que integrou as atividades do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, os integrantes do Fórum denunciaram o descumprimento do decreto nº 9727/2019 pelo  governo federal, uma vez que as recentes nomeações no IPHAN não obedecem aos critérios de qualificação técnica. O grupo também pretende denunciar e combater o desmonte das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro. As entidades que compõem o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural são as seguintes: Associação Brasileira de Antropologia (ABA) Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) Associação Brasil